Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estatísticas do Comércio Exterior de Serviços - 2016

Dando continuidade ao compromisso de disponibilizar informações e estatísticas sobre o comércio exterior de serviços, a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) divulga os seguintes produtos: 


Os dados consolidados de Vendas e Aquisições são disponibilizados em forma de tabelas e descrevem detalhadamente os aspectos mais relevantes do comércio exterior de serviços brasileiro coletados a partir do Siscoserv, classificados por posição e por subitem da NBS. Também são disponibilizadas as informações das empresas que operam no comércio exterior de serviços, no material denominado Empresas Brasileiras Vendedoras e Adquirentes de Serviços e Intangíveis, constituindo um ranking por faixas de valor total das operações. Essas faixas de valores são as mesmas adotadas no contexto da Vitrine do Exportador.

Os registros de Presença Comercial disponibilizados, por sua vez, representam a receita obtida com a venda de serviços e intangíveis no exterior por meio de empresas filiais, sucursais e controladas vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no Brasil. Os dados são registrados pela pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

Os Perfis de Negócios Bilaterais contém informações do comércio bilateral em serviços entre o Brasil e os principais parceiros comerciais do país. O objetivo da publicação é oferecer um retrato dos principais serviços vendidos (exportados) e adquiridos (importados) pelo Brasil na relação com seus principais parceiros comerciais. 

O Panorama do Comércio Internacional apresenta as vendas (exportações) e aquisições (importações) dos serviços e intangíveis do Brasil com o exterior, segundo dados do Siscoserv, além dos principais mercados para os serviços brasileiros; dá uma visão do desempenho exportador dos estados brasileiros e uma visão geral do desempenho do setor de serviços na economia brasileira. 

Por fim, este ano, a SCS divulga o Encarte Registro de Presença Comercial, formatando a apresentação dos dados das presenças comerciais no exterior de empresas brasileiras que prestam serviços ou transferem intangíveis em Modo 3, que consiste na prestação de serviço por pessoa jurídica domiciliada no exterior relacionada a uma pessoa jurídica domiciliada no Brasil. Para fins do Siscoserv, considera-se relacionada à pessoa jurídica domiciliada no Brasil a sua filial, sucursal ou controlada, domiciliada no exterior. 

O Siscoserv tem por objetivo contribuir para o mapeamento do comércio exterior de serviços brasileiro, seus atores e particularidades, possibilitando, assim, o aprimoramento de ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas ao setor, bem como o subsídio às negociações de acordos internacionais. O sistema prioriza o fluxo comercial ao fluxo financeiro e, por isso, captura detalhes da prestação de serviços que fogem aos demais instrumentos, como se observa nas Notas Metodológicas. O modo de prestação do serviço, conforme previsto pela Organização Mundial do Comércio (OMC), contribui para que se possa compreender os modelos de negócio adotados pelas empresas brasileiras e é aspecto determinante nas negociações internacionais. As datas de início e conclusão dos serviços, por sua vez, auxiliam a caracterizar as relações comerciais entre os países. A própria identificação dos atores relevantes deste comércio pelo Governo passou a ser possível. As notas metodológicas, que acompanham a divulgação, contribuem para a compreensão das especificidades dos dados do Siscoserv.

Por fim, cabe destacar que a Secretaria desenvolveu um painel de dados estatísticos, para dinamizar a apresentação dos dados colhidos pelo Siscoserv, o Siscoserv Dash.

A Secretaria de Comércio e Serviços visa, cada vez mais, trabalhar articuladamente com o setor privado e com os demais órgãos da Administração Pública para contribuir com a alavancagem do comércio exterior de serviços.

Pedidos de informação, sugestões de aprimoramento e dúvidas sobre as estatísticas do Siscoserv podem ser encaminhados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Fim do conteúdo da página