Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

GTATI

Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora - GTATI

 

Atualizado em: 10/12/2018.

Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora

Em 3 de abril de 1984, os governos do Brasil e da Suécia assinaram Acordo de Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, complementado em 6 de outubro de 2009 por Protocolo Adicional voltado a “atividades no campo da alta tecnologia industrial inovadora, em termos de produto, processo e bens de capital...”. O Protocolo Adicional, em seu artigo 3, estabeleceu a criação de “...um Grupo de Trabalho, composto por representantes de alto nível de cada Governo, a fim de nortear a implementação das atividades previstas... pelo lado brasileiro: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que deverá coordenar as ações...o Ministério das Relações Exteriores; a Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); bem como outros ministérios e demais agências em momento oportuno.”.

As áreas de interesse comum para cooperação, manifestas no artigo 4, contemplaram uma vasta gama de setores e atividades:

a) Tecnologias da Informação e da Comunicação;

b) Biotecnologia, Biogenética, Saúde e tecnologias relacionadas à Medicina;

c) Nanotecnologia e Novos Materiais;

d) Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Indústrias de Transporte, Automotiva e Aeroespacial;

e) boas práticas em políticas inovadoras, colaboração indústria-universidade e comercialização de conhecimento e inovações;

f) pequenas e médias empresas, colaborações e iniciativas para facilitar atividades tanto em Pesquisa e Desenvolvimento, quanto em Comércio e Serviços;

g) Centros de Excelência, Pesquisa, Aglomerados Industriais e Incubadoras de Negócios;

h) Design Industrial, Indústrias Criativas e Gestão Empresarial, especialmente de pequenas e médias empresas;

i) Eficiência Energética, Tecnologias Limpas, Consumo Responsável, Cidades Sustentáveis e Tecnologias de Reciclagem, Compostagem e Tratamento de Resíduos Urbanos;

j) inovação no setor de serviços, e

k) outras áreas de altas tecnologias inovadoras acordadas mutuamente pelas Partes.

Reuniões do GTATI

A primeira reunião do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora - GTATI ocorreu em Brasília, no dia 18/10/2016. A delegação brasileira foi chefiada pelo Ministro em Exercício do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC, Fernando de Magalhães Furlan. A delegação sueca foi chefiada pelo Secretário de Estado do Ministro para Assuntos da União Europeia e de Comércio, Oscar Stentstrom.

A segunda reunião, em 26/10/2017, em Estocolmo, definiu as prioridades do primeiro ciclo de cooperação: Tecnologias de Saúde; Bioeconomia; e Indústria 4.0, com foco em Cidades Inteligentes e Mobilidade; e em Mineração, além de uma área transversal de cooperação entre parques tecnológicos. A delegação brasileira foi chefiada pelo Secretário Executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima e a delegação sueca foi chefiada pelo Secretário de Estado do Ministro da Empresa e Inovação, Niklas Johansson.

Em 5 de dezembro de 2017, as instituições brasileiras que compõem o Comitê Executivo do GTATI: MDIC (Coordenação); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC; Ministério das Relações Exteriores - MRE; Ministério da Defesa - MD; Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES; Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI; e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI decidiram pela prospecção de instituições âncoras para liderar a cooperação em cada área temática, sugerindo Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ para a área de Saúde Humana e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agroenergia para a área de Bioeconomia. A terceira área e a cooperação transversal em parques tecnológicos estavam em fase inicial de definição.

A terceira reunião ocorreu em Brasília, em 21/11/2018, mesma data da reunião do Grupo de Alto Nível Brasil Suécia em Aeronáutica - GAN, sendo coordenada pela Secretária Executiva do MDIC, Yana Dumaresq Sobral Alves, e pelo Secretário de Estado do Ministério da Empresa e Inovação, Niklas Johansson. Nessa reunião decidiu-se em dar continuidade às cooperações nas áreas de Saúde Humana e Bioeconomia e ampliar as chamadas conjuntas para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.

 Documentos para download:

SGI Final Signed

 


 

Fim do conteúdo da página