Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CE-BIM

BUILDING INFORMATION MODELLING

O Building Information Modelling (BIM) é um modelo de gestão da informação utilizado principalmente na construção civil que abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes. O modelo é utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação, e para fornecer informações sobre qualidade e quantidades de materiais, segurança, custos, prazos de construção, eficiência energética e periodicidade de manutenções preventivas. Sua utilização eleva o nível de confiabilidade dos projetos e processos de planejamento e controle de obras, gerando aumento da produtividade e economicidade, além de resultar em diminuição de custos e de riscos relacionados a construção de edificações e infraestrutura. Esse modelo tem se consolidado mundialmente como um novo paradigma no desenvolvimento de projetos e na gestão e manutenção de obras.

 

COMITÊ ESTRATÉGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM

A definição de uma estratégia nacional busca garantir institucionalidade ao tema e harmonizar as ações de agentes públicos e privados na disseminação deste modelo no território brasileiro. Dessa forma, espera-se ganhos em economicidade e qualidade nas obras brasileiras, inclusive as públicas, e um substancial aumento da produtividade da construção civil, tornando-a mais competitiva e eficiente.

Tendo em vista suas atribuições e competências singulares, o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling – CE-BIM é constituído pelos seguintes órgãos: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Defesa e Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O CE-BIM tem caráter temporário, com atribuições específicas à proposição, no âmbito do governo federal, da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. Convém frisar que, tendo em vista a necessidade de análise técnica para subsidiar as decisões, o CE-BIM dispõe do suporte de Grupo de Apoio Técnico (GAT-BIM), constituído por servidores indicados por cada órgão que compõe o Comitê Estratégico. Ademais, conta com Grupos ad hoc (Grupos Temáticos) com o intuito de discutir temas relacionados a eixos estratégicos tais como Capacitação de  Recursos Humanos, Compras Governamentais, Regulamentação e Normalização, Plataforma BIM e Infraestrutura Tecnológica. 

 

Legislação aplicável:

Decreto de 5 de junho de 2017.

Institui o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM).

Portaria nº 1734-SEI, de 8 de setembro de 2017.

Designa os membros do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM).

 

Resoluções CE-BIM:

RESOLUÇÃO CE-BIM 1/2017                     

Aprova o Regimento Interno do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling – CE-BIM.

RESOLUÇÃO CE-BIM 2/2017

Designa os membros do Grupo de Apoio Técnico – GAT-BIM.

RESOLUÇÃO CE-BIM 3/2017

Institui cinco grupos ad hoc

RESOLUÇÃO CE-BIM 4/2017

Institui a composição do Grupo de Regulamentação e Normalização.

RESOLUÇÃO CE-BIM 5/2017

Institui a composição do grupo ad hoc de Infraestrutura Tecnológica.

RESOLUÇÃO CE-BIM 6/2017

Institui a composição do grupo ad hoc Plataforma BIM.

RESOLUÇÃO CE-BIM 7/2017

Institui a composição do grupo ad hoc de Compras Governamentais.

RESOLUÇÃO CE-BIM 8/2017

Institui a composição do grupo ad hoc de Capacitação de Recursos Humanos.

Fim do conteúdo da página