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Estudo Comparativo sobre Comércio Eletrônico nas Pequenas e Médias Empresas no Brasil e União Europeia

No âmbito da 8ª Convocatória dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS/MDIC) apresentou o “Estudo Comparativo sobre Comércio Eletrônico nas Pequenas e Médias Empresas no Brasil e União Europeia”. Organizado pela Secretaria e elaborado ao longo de cerca de seis meses por peritos especialistas nos mercados brasileiro e europeu, o estudo aborda alguns dos aspectos fundamentais que caracterizam hoje o comércio eletrônico no Brasil e na União Europeia.

De forma geral, o trabalho apresenta os benefícios do comércio eletrônico para desenvolvimento do ambiente de negócios para pequenas e médias empresas (PMEs). Seu objetivo principal é propor um conjunto de recomendações que contribuam para a construção de políticas públicas para o comércio eletrônico no Brasil.

A fim de permitir uma compreensão comparativa entre o cenário brasileiro e o europeu, o material compreende as mudanças de comportamento dos consumidores e empreendedores, aborda os principais desafios enfrentados pelas empresas, aponta melhores práticas nos mercados e apresenta iniciativas e políticas públicas em desenvolvimento para o setor tanto na União Europeia quanto no Brasil.

No que se refere ao mercado brasileiro, um conjunto de pontos fortes críticos para o desenvolvimento do comércio eletrônico no país é apontado no estudo, dentre os quais se destacam a dimensão do mercado interno, o elevado grau de sofisticação de serviços de pagamentos eletrônicos, as plataformas digitais de comércio eletrônico modernas e preparadas para demandas em escala e a existência de serviços sofisticados de logística nos grandes centros.

No entanto, nota-se que o Brasil também apresenta um conjunto de fatores a serem aprimorados em termos de comércio eletrônico, como é o caso da infraestrutura de telecomunicações de banda larga fixa, a ainda insuficiente capacitação dos gestores de PMEs para o mundo digital, o complexo e difícil acesso a crédito pelas empresas, o complexo sistema fiscal e legal, a falta de uma cultura e de um modelo de internacionalização das PMEs e a falta de uma estratégia integrada para promoção do empreendedorismo digital.

Estudo Comparativo sobre Comércio Eletrônico nas Pequenas e Médias Empresas no Brasil e União Europeia

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