Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cartilha das Relações Trabalhistas para o Empregador

Lançamento do Caderno II e III 

 

Com o objetivo de esclarecer ao setor produtivo temas relacionados às questões trabalhistas, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Ministério do Trabalho (MTb) e a FecomércioSP lançam o Caderno II e Caderno III da série de cartilhas das relações de trabalho para os empresários.

Os cadernos são resultados do Acordo de Cooperação Técnica, firmado em dezembro de 2017, com o objetivo de conjugar esforços para elaboração de materiais orientativos ao empresariado nacional. Sua meta é contribuir com as atividades empresariais sob a perspectiva da prevenção, do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades, de negócios e de mais e melhores empregos.

No Caderno I desta série, publicado em dezembro/2017, foram abordadas as principais modalidades contratuais, como o modelo tradicional de contrato de trabalho, modelos especiais como teletrabalho, trabalho em regime parcial e trabalho intermitente, além de possibilidades de terceirização e de contratos especiais, de aprendizagem e de estágio.

Agora, o Caderno II da série, intitulado “Rotinas Trabalhistas I – Visão Geral para o empresário”, avança na demonstração da aplicação das regras trabalhistas, apresentando informações sobre: enquadramento sindical, instrumentos coletivos de trabalho, formalidades do contrato de trabalho, salário, jornada de trabalho e férias.

O Caderno III da série, intitulado “Rotinas Trabalhistas II – Visão Geral para o empresário”, dá sequência às rotinas iniciadas no Caderno II abordando temas como: trabalho aos domingos e feriados, licenças, segurança e saúde no trabalho e fundo de garantia por tempo de serviço. Assim, são apresentados questões relevantes pertinentes às relações entre capital e trabalho, considerando, ainda, eventuais modificações legislativas existentes nos últimos tempos.

A proposta é que o conteúdo desses dois novos cadernos sirva como importante e prática fonte de consulta para os empresários e para quem mais possa interessar.

 

Cartilha das Relações Trabalhistas para o Empregador - Caderno I

Cartilha das Relações Trabalhistas para o Empregador - Caderno II

Cartilha das Relações Trabalhistas para o Empregador - Caderno III

 

 

Fim do conteúdo da página