Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comércio Exterior > Regimes de Origem > Certificado de Origem > Seminários Recentes Regimes de Origem
Início do conteúdo da página

Seminários Recentes Regimes de Origem

Brasília, 7 e 8 de agosto de 2018

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços realizou, nos dias 7 e 8 de agosto, seminário sobre Regimes de Origem. O evento, organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), é voltado para entidades habilitadas a emitirem Certificados de Origem Preferenciais.

O evento é uma oportunidade para aproximação do governo e das entidades emissoras de Certificados de Origem, bem como objetiva a troca de experiências e informações sobre a emissão do importante documento necessário à obtenção da preferência comercial estabelecida nos Acordo que o Brasil é parte.

As apresentações realizadas podem ser obtidas nos seguintes links:

-        Certificados de Origem Digital (COD)

-        Projetos CGRO

-        Procedimentos de consulta e investigações de origem preferencial

-        Acordo de Complementação Econômica 18 

-        Acordo de Complementação Econômica 72

-        Acordo Mercosul-Egito

-        Comentários sobre as principais consultas – INDEX

-        Acumulação de Origem

 

Brasília, 26 e 27 de junho de 2017

A Secretaria de Comércio Exterior realizou, nos dias 26 e 27 de junho de 2017, Seminário sobre Regimes de Origem.

O evento teve por objetivo promover a atualização das Entidades Habilitadas a emitir Certificados de Origem, bem como a troca de experiências entre as diversas entidades e o Governo brasileiro, a fim de garantir a qualidade da emissão daqueles certificados, essencial à obtenção de tratamento preferencial nos diversos acordos dos quais o Brasil é parte.

As apresentações realizadas podem ser obtidas nos seguintes links:

-        Projetos COREO

-        Certificado de Origem Digital (COD)

-        Acordos Automotivos

-        Temas em Negociação

-        ACE 18 (MERCOSUL)

-        Acordos Regionais

-        Acordos Extra-Regionais

-        ACE 59 (MERCOSUL – Comunidade Andina)

Brasília, 26 a 28 de setembro de 2009

Dando prosseguimento às ações voltadas à divulgação das normas e dos procedimentos aplicáveis ao comércio exterior, o Departamento de Negociações Internacionais (DEINT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informam sobre a realização do Seminário “Recentes Regimes de Origem”, que será realizado na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, entre os dias 26 e 28 de setembro.

Esse evento tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre novos regimes de origem e suas principais variáveis. Serão abordadas algumas características dos regimes e dos acordos preferenciais dos Estados Unidos e experiências em suas aplicações além de outros assuntos de peculiar relevância como apresentação sobre as regras de origem da OMC, negociações de origem do setor automotivo, negociações de origem dentro da estrutura dos países da América do Sul, experiências em verificação de origem.

A fim de providenciarmos boas condições de assistência, solicitamos a confirmação da presença, entre os dias 10 e 21 de setembro, pelo telefone (61) 2109 7781. As palestras serão ministradas nos idiomas português, espanhol e inglês, sendo que haverá serviços de tradução simultânea somente no dia 27/09. A agenda preliminar encontra-se anexa.

Agenda

Participantes

Apresentações realizadas entre os dias 26/09 a 28/09 no Seminário Recentes Regimes de Origem:

Fim do conteúdo da página