Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão Estratégica
Início do conteúdo da página

Gestão Estratégica

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 13h36 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 09h28

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC tem empreendido uma importante agenda de promoção da produtividade e competitividade com o setor produtivo nacional, em complemento ao necessário ajuste fiscal em andamento.

Essa agenda reflete o dinamismo e o compromisso da atual gestão em prol da abertura ao comércio internacional, da desburocratização, do aumento da produtividade e da inovação, e da atração de investimentos, passando, necessariamente, pelo fortalecimento das instituições e eficiência do Estado.

Assim, as políticas e projetos do Ministério têm se pautado pela orientação de um Estado mais promotor e regulador – menos intervencionista – em um ambiente de restauração da confiança, transparência, segurança jurídica e, naturalmente, das restrições fiscais do presente.

Assim, o Planejamento Estratégico 2016/2019, versão revista e ampliada apresenta, de modo sistematizado, o resultado de um esforço interno de reflexão e priorização – aprofundado ao longo do ano de 2016, à medida que o horizonte de médio e longo prazo se descortinava com mais clareza – para orientar a atuação do MDIC em sua missão de “promover o desenvolvimento econômico por meio de políticas de estímulo ao comércio exterior, à indústria, comércio e serviços, e à inovação empresarial”.

 

MISSÃO

Promover o desenvolvimento econômico por meio de políticas de estímulo ao comércio exterior, à indústria, comércio e serviços, e à inovação empresarial.

VISÃO

Tornar o MDIC referência na gestão de políticas de comércio exterior e desenvolvimento industrial do país.

VALORES

  • Ética e compromisso público - as ações de cada servidor público devem ser pautadas na ética e no compromisso com a coisa pública, observando as normas existentes e o interesse público, que devem embasar o dia a dia da administração pública.

  • Transparência e Comunicação -A transparência e a comunicação são preocupações fundamentais que devem pautar as ações do servidor e do Ministério para que a sociedade e todas as partes interessadas estejamadequadamente informadas sobre os nossos serviços e ações e possam não só acessá-los com igualdade de condições, como também colaborar para sua melhoria.

  • Valorização das pessoas - um fator fundamental para mobilizar as pessoas que trabalham direta ou indiretamente nas ações do Ministério consiste em sua valorização, por meio do entendimento de suas expectativas e necessidades, sejam elas em termos de reconhecimento, crescimento profissional, qualificação e motivação.

  • Excelência - no dia a dia, o servidor deve buscar a excelência na execução das ações a ele destinadas, sendo sempre estimulado a buscar melhorar a forma como as executa e trazendo inovações que possam trazer benefícios ao Ministério. Os gestores também devem ter a excelência por norte na liderança e condução de suas equipes e projetos.

  • Mérito - os gestores devem sempre observar critérios de mérito nas ações que envolvam a gestão de pessoas, processos e projetos do Ministério. Tal aspecto é importante em vista dos impactos em termos de comprometimento e geração de resultados para o órgão.

MAPA ESTRATÉGICO

Mapa Estratégico

O atual ciclo de Planejamento Estratégico buscou avançar em relação aos planejamentos anteriores aproveitando as lições aprendidas e as novas ferramentas existentes para seu monitoramento e implementação, caminhando, de fato, para a realização da gestão estratégica no órgão.

Nesse sentindo, as iniciativas e os indicadores são monitorados por meio da Central de Monitoramento e Avaliação do MDIC, ferramenta online já em funcionamento que suporta os trabalhos com os responsáveis por cada iniciativa e indicador e a Alta Administração.

Também a estrutura de governança já está estabelecida, com a instituição do Comitê de Governança Estratégica, instância colegiada superior da governança do planejamento estratégico do MDIC, presidido pelo Ministro de Estado e composto por toda a Alta Administração do Ministério.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página