Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Marcos Jorge recebe comitiva da Suécia para discutir cooperação tecnológica e industrial

MDIC4807

No encontro, o vice-ministro da Indústria e Inovação da Suécia afirmou interesse em cooperar com o INPI

Brasília (6 de abril) – O ministro interino do MDIC, Marcos Jorge de Lima, recebeu nesta quinta-feira o vice-ministro da Indústria e Inovação da Suécia, Niklas Johansson, para discutir perspectivas de cooperação tecnológica e industrial entre os dois países. Participaram do encontro a conselheira comercial da Embaixada da Suécia, Cecilia Lif; o conselheiro sênior do Ministério da Indústria e Inovação da Suécia, Michael Jacob; e o diretor de colaboração internacional da Agência Sueca de Inovação, Joaquim Appelquist.

Na abertura da reunião, Marcos Jorge destacou à sua contraparte sueca as ações e esforços do governo brasileiro voltados para os setores de indústria e comércio. O ministro interino apontou que, em novembro de 2016, o programa InovAtiva Brasil, coordenado pela Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC, recebeu o troféu de melhor aceleradora do país na premiação Startups Awards 2016.

Também apresentou à comitiva sueca o programa “Conexão Startup Indústria” da ABDI, que contou com investimentos iniciais de R$ 50 milhões. “Temos interesse de estreitar relações nesse tema e podemos avançar muito com parcerias com o governo sueco”, disse.

Para Marcos Jorge, há ainda outras áreas que podem ser beneficiadas em diálogo com a Suécia, tais como mineração, setor automotivo e de transporte, desenvolvimento de softwares e áreas não propriamente tecnológicas, como governança, conhecimento e modelo de negócios.

Em sua fala, o vice-ministro sueco tratou de oportunidades de parcerias no campo da saúde e da propriedade intelectual. Johansson também disse a Marcos Jorge que o governo sueco tem interesse em cooperar com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

Marcos Jorge explicou aos participantes da reunião as medidas tomadas pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Marcos Pereira para dinamizar as atividades da autarquia. “Recentemente, o INPI ganhou o reforço de 70 examinadores, o que agilizará o processo de concessão de marcas e patentes. Também fechamos uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que irá nos ajudar a melhorar a gestão do Instituto”, disse.

Como explicou Marcos Jorge, com a nomeação dos novos servidores do INPI, a expectativa é que, em 2018, o Brasil possa acabar com o estoque de pedidos de marcas e patentes (backlog) e, enfim, cumprir o Protocolo de Madri, tratado ratificado por vários países que confere proteção internacional aos detentores de marcas.

Seminário “Efeitos multiplicadores – o caminho para a co-criação”

A reunião entre Marcos Jorge de Lima e Niklas Johansson integrou a agenda do seminário “Efeitos multiplicadores – o caminho para a co-criação”, realizado nesta manhã no MDIC. No evento, foram apresentadas possibilidades de disseminação de benefícios da cooperação entre setores econômicos de Brasil e Suécia, algo que foi reforçado a partir de 2014 com a compra de caças suecos Gripen.

Estiveram presentes no seminário representantes dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e Defesa (MD); da ABDI; BNDES; APEX; Embraer; CNPQ; e ENAP. Do lado sueco, participaram do evento membros do Embaixada da Suécia, do Ministério da Indústria e Inovação e da Agência sueca para Análise da Política de Crescimento. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic

registrado em:
Fim do conteúdo da página