Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Em feira do setor plástico, Marcos Jorge destaca medidas do MDIC para retomada do crescimento

ef6e1f7d 279a 4cf7 9fb4 923d33d88d37

Secretário-executivo do MDIC apontou a importância de ações de desburocratização e modernização para setor produtivo brasileiro

São Paulo (20 de março) - O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, participou nesta segunda-feira, em São Paulo, da Plástico Brasil, Feira Internacional do Plástico e da Borracha. O evento organizado pela ABIMAQ e ABIQUIM reuniu empresários do setor, além de autoridades e parlamentares do Estado de São Paulo.

Na mesa de abertura do evento, Marcos Jorge falou do conjunto de medidas que o MDIC vem trabalhando, em diálogo com o governo federal, para a retomada do crescimento do Brasil. “Temos discutido ações em pelo menos quatro áreas que interessam ao setor econômico: produtividade, desburocratização, redução de custos e investimentos. Há bastante espaço para mudanças e acreditamos que o poder público, em união com o setor produtivo, deve concentrar esforços para tornar nossa indústria mais produtiva e inovadora, com real capacidade para competir no mercado internacional”, disse.

O secretário-executivo do MDIC também destacou em sua fala a formação do Grupo de Trabalho de Simplificação Administrativa (GTSA), criado em setembro do ano passado para aperfeiçoar ações e processos internos do MDIC e de suas entidades vinculadas. O grupo realizou uma consulta pública que recolheu mais de 200 manifestações, das quais 47 se tornaram ações de trabalho do MDIC, Suframa, INMETRO e INPI. Tais medidas de simplificação administrativa foram recentemente endossadas pelo Presidente Michel Temer, que criou, no começo de março, o Conselho Nacional para a Desburocratização - Brasil Eficiente.

“É a primeira vez que uma consulta pública voltada para esse tema é realizada no MDIC. Os resultados darão suporte para a execução de iniciativas e estratégias do Ministério para simplificar seus processos”, destacou o secretário.  

Marcos Jorge ainda abordou em sua fala a recente mudança da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas e da Secretaria-executiva do Programa Bem Mais Simples para o MDIC. Trata-se, conforme afirmou o secretário-executivo, de uma tarefa que exigirá mais trabalho do Ministério. “Caberá ao MDIC formular a política de apoio à microempresa, à empresa de pequeno porte e ao artesanato, e ainda articular e supervisionar os órgãos e entidades envolvidos na integração do registro e legalização das empresas”, explicou.

Setor plástico

O setor plástico é um dos que mais emprega na indústria brasileira. Atualmente, são contabilizados 326 mil empregos em 11.559 empresas. O faturamento do setor alcançou, em 2015, a cifra de R$ 62 bilhões.

Em termos de produção, a participação da indústria brasileira representa 2,4% da produção mundial, sendo a mais significativa da América Latina.

Durante essa semana, a Plástico Brasil apresentará aos participantes do evento os avanços tecnológicos e principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva da borracha e do plástico, tais como máquinas e equipamentos, transformadores de plástico e novidades em reciclagem.

Estiveram presentes na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchezan; o presidente executivo da ABIQUIM, Fernando Figueiredo; e o secretário de Estado de Energia de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
imprensa@mdic.gov.br 
  
Redes Sociais: 
www.twitter.com/mdicgov 
www.facebook.com/mdic.gov 
www.youtube.com/user/MdicGovBr 
www.flickr.com/photos/mdicimprensa 
http://pt.slideshare.net/mdicgovbr 
https://soundcloud.com/mdic
   

registrado em:
Fim do conteúdo da página