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Apresentação - Estudos de Inteligência Comercial

No contexto do Plano Nacional de Exportações e da Agenda de Competitividade para o Comércio Exterior de Serviços, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o objetivo de propiciar aos setores público e privado maior nível de informação relativa ao comércio exterior de serviços do Brasil, iniciou projeto para o desenvolvimento de metodologia capaz de mapear oportunidades de negócios para empresas brasileiras do setor em mercados estrangeiros.

O MDIC constatou a ausência de estudos voltados ao setor de serviços e observou potencial de utilização dos dados coletados a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis (Siscoserv) como subsídio para conhecer melhor os mercados e contribuir para ampliar as exportações e a internacionalização das empresas brasileiras de serviços.

Como estudo piloto foi eleito o mercado da Colômbia e foram identificadas as oportunidades de negócio em serviços naquele país, a partir de cruzamento de dados do Siscoserv e da pauta importadora daquele país.

Para elaborar os estudos, foi desenvolvida uma metodologia de análise para o setor de serviços, adequando diversos indicadores tradicionalmente utilizados para estudos de oportunidade de bens e mercadorias para os dados existentes do setor de serviços.

O MDIC acredita que ao avançar na produção de informação sobre o comércio exterior de serviços contribui para a ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o setor, além de indicar opções de novos negócios para empresas nacionais nos mercados-alvo, assim como gerar inteligência a ser utilizada em negociações de acesso a mercado com terceiros países.

Para 2016, com a parceria de outros órgãos e entidades, o MDIC espera entregar outros estudos de mercados–alvo para o setor de serviços.

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