Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comércio e Serviços > Atlas Nacional de Comércio e Serviços
Início do conteúdo da página

Apresentação - Atlas

 Um dos principais requisitos para a formulação de políticas públicas pelo Governo e a realização de bons negócios pelo setor privado é a  existência de informações oficiais fidedignas que permitam avaliar oportunidades dispersas pelo País. O Atlas Nacional de Comércio e Serviços  é uma publicação da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, em parceria com o IBGE, IPEA, Sebrae, entidades representativas do setor  privado e com o apoio da ABDI.

 O Atlas é uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) para a criação de um  referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos  privados.

 Pretende-se expor a estrutura e a diferenciação interna da atividade econômica realizada no território brasileiro, indicando seus padrões de  comportamento espacial. É importante entender de maneira aprofundada a concentração de determinados segmentos e a especialização de certas regiões, por meio da cartografia e da distribuição no espaço. A localização das ocupações e da geração de riqueza permitirá ainda a visualização da divisão territorial dos setores de comércio, serviços e serviços logísticos apresentada na economia brasileira. Os novos padrões demográfico e socioeconômico são igualmente importantes para entender os desafios do setor terciário, bem como as oportunidades.

Com o intuito de incluir e disseminar informações espaciais por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), foram incluídas algumas camadas de mapas utilizados no Atlas. As informações podem ser acessadas em http://www.visualizador.inde.gov.br/, na parte temática, em Atlas Nacional de Comércio e Serviços.

Versão para download.

Fim do conteúdo da página