Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comércio Exterior > Estatísticas de Comércio Exterior > Balança comercial brasileira: Acumulado do ano
Início do conteúdo da página

Balança comercial brasileira: Acumulado do ano

Acesse aqui as publicações desta página no novo portal de divulgação das estatísticas de comércio exterior e da balança comercial brasileira

Em atendimento ao decreto Nº 9.756, de 11 de Abril de 2019, o conteúdo das publicações estatísticas de comércio exterior será migrado para a plataforma gov.br, conforme art. 4º, parágrafo 2º:
§ 2º Até 31 de dezembro de 2020, os órgãos e as entidades da administração pública federal a que se refere o art. 1º deverão:
I - migrar os conteúdos de seus portais na internet para o portal único, registrado sob o domínio “gov.br”; e
II - desativar os endereços de sítios eletrônicos existentes do Governo federal ou redirecionar o acesso para o portal único, registrado sob o domínio “gov.br”.
Nesse sentido, as estatísticas de comércio exterior atualmente publicadas no endereço http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior passarão a ser divulgadas em novo endereço: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas. Também será possível acessar as estatísticas de comércio exterior e divulgações da balança comercial por meio do seguinte endereço: www.balanca.economia.gov.br que servirá de atalho para a nova página.

Desde o início de novembro as publicações já se encontram disponíveis no novo portal. Até pelo menos 31 de dezembro de 2020, todas as publicações das estatísticas de comércio exterior e balança comercial serão divulgadas paralelamente nos dois portais, tanto no portal atual (http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior) quanto no novo portal (www.balanca.economia.gov.br). A partir de 01 de Janeiro de 2021, todos os endereços com o domínio www.mdic.gov.br começarão a ser desativados e as divulgações serão feitas apenas no novo portal.

Para os consumidores de estatísticas de comércio exterior que utilizam diretamente os endereçamentos dos arquivos, informamos que a estrutura de endereçamento dos arquivos a partir do domínio www.mdic.gov.br foi mantida sem alteração. Portanto, para acessar os arquivos no novo portal é suficiente alterar o domínio principal de www.mdic.gov.br para www.balanca.economia.gov.br, mantendo o restante do endereçamento que especifica cada arquivo publicado. Por exemplo, o arquivo www.mdic.gov.br/balanca/semanal/Setores_Produtos.xlsx poderá ser acessado diretamente via   http://www.balanca.economia.gov.br/balanca/semanal/Setores_Produtos.xlsx . 
 
Ressaltamos que nenhuma publicação do portal antigo será descontinuada nem terá seu conteúdo alterado, todas permanecerão sendo divulgadas no novo portal sem qualquer mudança.
 
 
 

Jan/Out de 2020

 

Os relatórios desta publicação foram aprimorados com a classificação internacional CUCI e ISIC adotados pela Secretaria de Comércio Exterior (conforme nota técnica). Os relatórios com a antiga classificação Fator Agregado foram descontinuados pois a classificação não é mais adotada oficialmente. Em substituição, novos relatórios contemplando os setores ISIC foram publicados. Relatórios que apresentam produto foram atualizados com a classificação CUCI. Todas as informações desta publicação também podem ser obtidas no Comex Stat e na base de dados abertos. Todas as informações publicadas anteriormente foram mantidas com as novas classificações.

 

I. VALORES MENSAIS E ACUMULADOS: 2020/2019
II. SÉRIE HISTÓRICA: 1998 a 2020
III. EXPORTAÇÃO: 2020/2019
IV. IMPORTAÇÃO: 2020/2019

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página